domingo, 5 de agosto de 2012

"Desenvolvimento de Modelo de Acompanhamento Farmacoterapêutico a Pacientes com Câncer de Mama Metastático em Tratamento de Capecitabina” - TCC de Guilherme Ehrenbrink


Série: Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) 

O formando Guilherme Ehrenbrink apresentou seu TCC no último mês cujo título é “Desenvolvimento de Modelo de Acompanhamento Farmacoterapêutico a Pacientes com Câncer de Mama Metastático em Tratamento de Capecitabina”. Ele conta que, como bolsista pesquisador no Grupo Hospitalar Conceição (GHC) trabalhou na equipe da Farmacêutica Luciane P. Lindenmeyer (coordenadora do projeto de farmacovigilância de medicamentos oncológicos do OTICS – parceira GHC e ANVISA) acompanhando as pacientes em tratamento já há cerca de um ano quando chegou na fase de realizar a disciplina do TCC. Percebendo que os dados que estava coletando serviriam para realizar um projeto que tivesse aplicabilidade de fato, resolveu aliar suas pesquisas à produção do TCC. Para isso contou com a orientação da Profa. Dra. Farm. Isabela Heineck e a co-orientação do Farm. Diego Wüst (também da equipe da Farm. Luciane Lindenmeyer).

Guilherme conta que a maior dificuldade que encontrou na elaboração do modelo foi localizar ensaios clínicos randomizados e estudos de coortes que fossem adequados ao seu estudo. O ensaio clínico randomizado é um experimento que tem por objetivo estudar os efeitos de uma intervenção em particular. Os indivíduos selecionados são aleatoriamente alocados para os grupos intervenção e controle, e os resultados são avaliados comparando-se os desfechos entre esses grupos. Os estudos de coorte são menos propensos aos vícios que podem ocorrer nos estudos caso-controle e são os mais indicados para o estudo de riscos, quando a experimentação não é possível. Pesquisando e lendo mais de uma centena de artigos, encontrou apenas quatro que estavam dentro das delimitações necessárias para o seu trabalho. Para realizar as buscas em bancos de dados de um modo mais academicamente formal, notou que a sua experiência como aluno não era suficiente e por isso contou com a consultoria da Biblioteconomista Maria Eduarda dos Santos Puga (Centro Cochrane do Brasil). Com o material em mãos, levou 1 mês para confeccionar o trabalho (entre escrever e revisar com os orientadores). Elaborou o modelo planejando um fluxo de trabalho, listou exames recomendados, confeccionou uma ficha para seguimento farmacoterapêutico e com ela entrevistou cerca de 20 pacientes que estava acompanhando, detalhando os efeitos da capecitabina e assim pôde detalhar os problemas relacionados a medicamentos e as reações adversas medicamentosas. Seguimento Farmacoterapêutico é a  prática em que o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do doente que estão relacionadas com os medicamentos, através da detecção, prevenção e resolução dos Resultados Negativos da Medicação (RNM), de  modo contínuo, sistemático e documentado, em colaboração com o próprio doente e com os outros profissionais da saúde, com o objetivo de atingir resultados concretos que melhoram a qualidade de vida do doente.

O aluno ficou bastante satisfeito com os resultados do trabalho considerando que ele é bastante aplicável até mesmo para outros medicamentos oncológicos orais e que não depende de onerar ainda mais o custo do tratamento dessas pacientes. Sobre a apresentação à banca de TCC contou que foi bastante tranquila, pois já possuía bastante conhecimento sobre o que apresentou. Como projeto futuro está a ênfase em indústria que começa no segundo semestre letivo de 2012 e aproveitar a sua formatura.




Muitas ideias interessantes e inovadoras surgem dos TCCs dos alunos da FacFar. Por isso, vamos iniciar uma série de entrevistas com os alunos falando sobre o seu trabalho (desde a formulação até a banca), as dificuldades e as conquistas alcançadas com ele. Se você já fez seu TCC e também quiser divulgar, procure o blog e vamos compartilhar conhecimento! :)