sexta-feira, 16 de março de 2012

Assistência Farmacêutica


A professora Tânia Alves Amador, da Faculdade de Farmácia da UFRGS trabalha com pesquisa aplicada em Assistência Farmacêutica, constituindo a área que abrange um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio da promoção do acesso aos medicamentos e seu uso racional. O Ministério da Saúde considera que tais ações consistem em promover a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como sua seleção, programação, aquisição, distribuição e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.

As pesquisas coordenadas pela professora Tânia Amador envolvem estudos de utilização de medicamentos (EUM) que tem o objetivo de avaliar fatores relacionados com a prescrição, dispensação, administração e uso de medicamentos, e os eventos associados (tanto benéficos como adversos) a estes fatores. Os EUM são considerados parte da grande área de Farmacoepidemiologia, utilizando métodos epidemiológicos para condução das pesquisas, especialmente estudos observacionais quantitativos e qualitativos. Os resultados destas pesquisas são úteis para subsidiar a formulação de políticas públicas de saúde.

A professora Tânia Amador possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará com Habilitação em Bioquímica (Análises Clínicas) pela mesma universidade (1990). Possui mestrado (1995) e doutorado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). O tema central do mestrado e doutorado versa sobre neuro-psico-farmacologia. É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Farmacologia, onde atuou principalmente com: psicofarmacologia experimental para busca de novos analgésicos e anticonvulsivantes; estudo da atividade biológica de alcalóides pirrolidinoindolínicos presentes em Psychotria. Atualmente é tutora das atividades de ensino, pesquisa e extensão de seis bolsistas da graduação em Farmácia da UFRGS no grupo PET Conexões de Saberes do Ministério da Educação, participa como orientadora no mestrado acadêmico do recém criado Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica e coordena, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do RS e a Profa. Isabela Heineck, o projeto intitulado “Avaliação do processo de seleção de medicamentos essenciais para o tratamento de doenças cardiovasculares nos municípios do Rio Grande do Sul”.