segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Micologia Aplicada

Micologia Aplicada




O professor Alexandre M. Fuentefria, juntamente com seu grupo de pesquisa em Micologia Aplicada, aborda como tema principal a resistência dos fungos filamentosos e fungos leveduriformes aos antifúngicos. Os fungos são causadores de diferentes doenças, como, por exemplo, micoses de pele e unhas, candidíase, além de poderem causar infecções mais graves, que são chamadas de “infecções sistêmicas”.


O foco da pesquisa do professor Alexandre consiste na avaliação da suscetibilidade aos antimicrobianos dos fungos denominados como emergentes, ou seja, que até pouco tempo atrás não eram perigosos, porém hoje em dia, são capazes de gerar quadros infecciosos complexos. A suscetibilidade desses fungos são também testadas frente a drogas naturais, ou drogas que estão sendo sintetizadas por pesquisadores. Para isso, o antifungigrama vem sendo utilizado como uma das principais técnicas da pesquisa, juntamente com o estudo genético, onde são analisados os genes de resistência de cada fungo.


O projeto visa a beneficiar a população devido à possibilidade de permitir aos médicos prescreverem medicamentos mais eficientes no combate às infecções fúngicas, aumentando assim a taxa de cura dos pacientes.


O professor Alexandre junto à sua equipe busca novos medicamentos antifúngicos ou aperfeiçoamento de formulações dos antifúngicos já existentes. A equipe testa os medicamentos ou novas substâncias de interesse nos fungos para ver se os mesmos são eficientes e, com isso, avaliar como esses fungos se comportam frente ao novo medicamento, ou seja avaliar se são suscetíveis ou resistentes.


O professor Alexandre M. Fuentefria é graduado pela Faculdade de Farmácia da UFRGS, é mestre em Microbiologia (área de concentração em micologia) também pela UFRGS e é doutor em Ciências (concentração em Biologia Celular e Molecular), também pela UFRGS. É professor universitário desde 2005, bem como foi sócio-gerente de laboratório de Análises Clínicas. É docente e orientador no stricto sensu pelo PPGMAA / UFRGS.